"Acho que qualquer sucesso que eu tenha obtido como agricultor só ocorreu quando encarei a minha fazenda com aquela atitude mental que os zen-budistas chamam de mente do aprendiz: sem pressuposições, aberto para ver e aprender com o que quer que se apresentasse."
"Criar filhos íntegros é como cultivar alimentos saudáveis. É uma prática sagrada; requer que acordemos a cada manhã vendo as coisas de modo diferente, respondendo ao momento, escutando, prestando atenção, observando."
"Talvez pudéssemos começar a usar mais a palavra "amor" ao falarmos em educação - e em cultivo de alimentos."
"Nós temos que enfrentar os tormentos no qual vivem tantos dos nossos jovens e o conflito permanente entre esperança e desespero, colocando o nosso foco nos pequenos sucessos: numa mudança local e para melhor; num punhado de sementes. numa criança e numa horta por vez."
Michael Ableman (retirado do livro Alfabetização Ecológica)
Um canteiro, um vaso, algumas plantas. Sementes da mente atenta, cuidados com o solo da imaginação. Abundância e felicidade.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Girassol
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Milho Roxo
Ganhei a semente deste milho do Hamilton, agricultor ecologista de Maquiné.
Atualmente está assim, com duas enormes espigas.
Estado do Jardim
Tenho cultivado este pequeno espaço de terra, com auxílio de amigos dedicados, dentro do Jardim Botânico de Porto Alegre.
Este jardim-horta nasceu das aulas práticas nas oficinas que ministrei sobre Pátios Escolares Sustentáveis. Cada turma que passou por esta oficina teve a oportunidade de preparar um canteiro de "mulch" e plantar hortaliças, flores, condimentos e plantas medicinais.
São vários canteiros com bordas onduladas, alguns com formato de espirais. Algumas composteiras e um pequeno minhocário. De lá retiro, quase diariamente, a salada do almoço.
Para ilustrar vou colocar algumas fotos.
Assinar:
Postagens (Atom)