Hoje plantei ruculas. São plantas fáceis de cultivar e crescem muito rápido. Mas nem todos gostam dela, é aquele caso de amor ou ódio, devido ao sabor forte e picante.
Sempre tenho sementes dela. Quando consigo uma boa colheita aproveito para fazer a tradicional pizza com tomate seco. A rúcula tem conseguido bastante prestígio devido a esta combinação.
De qualquer forma é uma das minhas saladas favoritas.
Acredita em plantio influenciado pela fase da lua? Eu nunca dei muita importância mas começo a mudar de opinião. As ultimas ruculas que cultivei nasceram de modo desuniforme e fracas. Não tenho explicação para este fato, a não ser a lua. Como não lembro em que fase da lua plantei não poderei ter certeza. De qualquer modo fiz outra tentativa hoje e estamos na lua crescente. Agora é observar e ver como será...
Pesquisando um pouco sobre as rúculas descobri que elas tiveram fama de afrodisiacas no passado. Até foram proibidas nos mosteiros europeus. Ela tem origem européia e asiática e constava do cardápio de gregos e romanos. Em inglês é chamada de rocket. Fiquei pensando que deve ter recebido este nome devido a sua velocidade de crescimento.
Para plantar é fácil. Escolha um local ensolarado, solo com bastante matéria orgânica e faça sulcos com espaçamento de 15-20 cm e 0,5 cm de profundidade. Coloque as sementes. Cuidado, são pequenas e podem ficar amontoadas. Tente colocá-las de maneira uniforme. De qualquer maneira algumas crescerão amontoadas e vão necessitar de raleio. A vantagem é que podemos comer as pequenas mudas em excesso. Eu costumo ralear várias vezes, aumentando o espaçamento entre as plantas até que fiquem com espaçamento de 5 cm nas fileiras. Mas nada muito preciso, não vá usar régua para isso nem criar algum tipo de paranóia milimétrica.
Não descuide da irrigação. Elas não gostam de solo seco. Use o bom senso, nada de excesso também, afinal rúcula não é planta aquática.
Podem ser cultivadas em vasos e floreiras que tenham pelo menos 20 cm de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário