quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A orelha -de-coelho


Histórico
Fui atraido por esta planta devido a beleza de suas folhas e seu formato ornamental. Ano passado fiz uma oficina sobre Hortas Orgânicas no Centro de Estudos Ambientais em Sapiranga/RS. Fiquei surpreso com a quantidade de mudas que nasciam entre os canteiros. Sai de lá com três mudas que trouxe para a horta do JB. Elas passaram bem o ano, floresceram e produziram sementes muito pequenas. Por descuido não consegui coletar as sementes mas tive a esperança de que algumas germinassem nos canteiros. E foi o que aconteceu, este ano encontrei  pequenas mudas, que cuidei e deram origem a planta da foto.

A identificação
Ningém daqui sabia ao certo o nome desta planta. Ontem enviei e-mail com fotos para meu amigo Valdely Kinupp, pesquisador e entusiasta das plantas espontâneas comestíveis. Ele, sempre solicíto, respondeu com as informações.

O que é?
A planta chama-se Lactuca canadensis é da família Asteraceae, a mesma da alface. Tem vários nomes regionais: almeirão-roxo (no Rio de Janeiro), radite-coti (nas colônias italianas), orelha-de-coelho (no Litoral Norte do RS) e ainda almeirão-de-árvore (em Minas Gerais).
Dá uma boa e bela salada e é fácil de cultivar.


 

6 comentários:

  1. Oi Fernando!
    Nós temos várias delas aqui na nossa hortinha do condomínio, se quiseres mais mudas. Ela se dissemina facilmente e parece ser bem rústica!!
    Abraços!
    Kátia

    ResponderExcluir
  2. Olá! Cheguei aqui porque estava buscando imagens do radite orelha de coelho (por este nome conheço essa planta) e duas coisas quero comentar:
    - radite-cocci, nas regiões de colonização italiana se refere aos radites do mato, bem amargos por sinal, que no costume alimentar é refogado e congelado para consumo posterior;
    - o nome científico do 'almeirão-roxo' ou radite orelha de coelho é Rumex sanguineus, até onde tive informações...
    De qualquer forma, é uma baita planta, se multiplica sozinha, dá para comer em saladas ou refogado, enfim...
    Gostei bastante do teu blog, sucesso!
    Violeta

    ResponderExcluir
  3. Achei três pés no quintal e estava cuidando, achando que era uma planta ornamental, ontem vi na casa do visinho e perguntei se ele sabia o nome. Ele dise que era almeirão. Catei hoje e fiz refogado. Agora descobri que é almeirão roxo!
    Valeu pela dica!

    Eduardo Ribeiro
    Guapimirim - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Eduardo. Infelizmente desapareceram da minha horta e não encontrei mudas para replantar. Um abraço e boas saladas.

      Excluir
  4. Feito picado em 2,0cm, em saladas com cebola de cabeça cortada finamente, um vinagre italiano (colonial mesmo) e azeite de oliva,...é "dos Deuses",....

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Como faço pra conseguir sementes. Aqui no Mato Grosso do Sul o pessoal não conhece. Sou de Resende - RJ. Alguem pode me ajudar?
    Segue email para contato.
    claudio.costa3lagos@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir